quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OBAMA TIRANDO ONDA!

OPINIÃO


Monique Barcellos


Teor: Ironia com algum factual


Valoriza-se e consagra-se hoje o Obama Day!


A imprensa mundial anuncia e o povo elege o primeiro presidente negro em um país segregado e ironicamente denominado Estados Unidos. Realmente é um marco na história da política americana e mundial. O primeiro negro na Casa Branca.
Talvez por toda a repercussão e emoção, a situação econômica dos americanos (que de certa forma acaba refletindo nos quatro cantos) não seja atualmente o principal foco da notícia. Pelo menos, há um mês atrás os apocalípticos anunciavam a maior crise da economia americana desde 1929.


O lado negro da força parece emitir a ideia de “ocupação”, quase uma ode ao movimento black panther, figh the power style. De fato essa ascensão ideológica pode ter um peso e também um mérito na questão segregacionista. Uma curiosidade é que a vitória de Obama pode indicar, em outro viés, que o eleitorado americano se fez valer de uma reação desesperada decorrente ao vexame do antecessor, que (“Aleluia!”), não precisamos citá-lo mais como Vossa Excelência. Até aí, nada mais plausível!


Hoje à tarde em Washington, Obama discursou para 2 milhões de pessoas a 7 graus negativos. Foi a primeira vez também que o Capitólio foi aberto ao público. Desde sua envolvente história pessoal, passando pelas pesquisas de voto, até a posse, Obama vem quebrando mil paradigmas, a não ser no discurso de posse. Contundente, com alguns “poréns”, afirmou que entre mudanças já esperadas, como a retirada das tropas do Iraque, o Presidente eleito ressaltou que o povo americano não deve deixar de ter orgulho do American Way of Life.


Essa última a ressalva no discurso me intrigou um bocado. O resgate, ou melhor, a reafirmação do orgulho americano é um ponto chave na política de Obama? Os americanos sabem que estão desmoralizados internacionalmente. E Obama sabe que seu povo vê nele a esperança de um resgate moral. Americanos carentes??
Aliás, um turbilhão de impressões rondou nessa minha cabeça de eleitora que viu o Lula, gerado na classe operária do ABC Paulista, depois de festejado e reeleito se tornar o grisalho e de Botox no rosto, que no máximo faz alusão ao passado quando coloca um simpático boné, regalo de algum ex-colega de trabalho. Prato cheio para os “intelecto-boçais” que colocavam sempre o dia-a-dia do nosso Presidente em tom de embriaguez mórbida, lá com seus ditados populares. Meus pensamentos e precipitações me deixaram mais tensa do que a "Beyonça", se escalando pra cantar no Obama Day.


Desafio maior de Obama: Economia? A própria política? O preconceito? A pesada capa de anti-herói?





(...)Os caldos???









Vamos aos rótulos ridículos: Primeiro havaiano, surfista, negro Presidente dos Eua. Uhuull! Isso aí (lelesk, brow, ou nigga?)!!!




Não posso pensar em prever o futuro, até porque como muitos, devido aos acontecimentos, ao Obama Day, assim como muitos eu já me sinto no futuro. Com alguma esperança, mas mesmo assim não acho que todo esse romantismo de cor de pele seja o suficiente para um cidadão como Obama ter chegado onde chegou (a cor da cara ajuda ou atrapalha?), ou ainda para encarar os próximos desafios como Presidente dos Estados Unidos da América.


Acredito mais do que nunca que ele é o cidadão que não vai desviar o olhar para para os desfavorecidos, que será voluntarioso, independente da cor da pele dele ou do outro. Temos anos de obstrução intelectual voltada para esses valores e rótulos, mas creio que devíamos fazer o mesmo. Poder proclamar Barack Obama não somente como o primeiro negro na Casa Branca, mas que possa ser o melhor, mais justo e, especialmente, pacifista.



DEZ ANOS DEPOIS DO HIT, INICIALMENTE CONTRARIANDO AS EXPECTATIVAS DE TUPAC AMARU SHAKUR, IRONICAMENTE, BARACK OBAMA CHEGA À PRESIDÊNCIA DOS EUA COM O MESMO SLOGAN: "CHANGES":





"We ain't ready to see a black president, uhn!" - Changes - 2Pac


Basta aguardar para saber se estamos prontos ou não para ver um presidente negro na América diante de uma nebulosa ao eco de Luther King...



Monique Barcellos - Jornalista

15 comentários:

  1. otimo texto linda
    voce ta cade vez melhor nos seus textos hein, concordo q o importante é a atitude do cara e nao a cor da pele, mas pelo menso ele no poder da pra ter alguma esperança na evolução desse planeta, Cesar

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado apesar de eu nao dar a minima pro que acontece nos EUA politicamente.. mas sei o qnto isso influencia no mundo neh? .. havaiano eh foda .. PARABÉNS

    PS: odeio Tupac

    ResponderExcluir
  3. Kelly Slater q se cuide, hein!!!
    Obama vem por terra, mar e ar, agora espero q nao seja fogo-de-palha toda essa demanda de mudanças q ele vai sofrer nos proximos 4 anos! EUA, o desafio começou! Agora eh só "let the kid play"!
    Otimo maninha, adorei! vc sempre arrasante!

    ResponderExcluir
  4. HOJE CÁI A MALDITA QUANTANAMO
    ESPERO KI U OBAMA SOLTA AGORA
    AARON PATTERSON
    MUMIA ABU JAMAL
    LEONARD PEAUTIER
    E OS OUTROS PRESOS FORJADOS
    QUE SE ENCONTRAM NO CORREDOR DA MORTE
    COMO OS 8 BLACK PANTERS QUE AINDA ESTÃO LA TAMBÉM...
    É ISSU NK
    CONTINUA TACANDO FOGO AKIE
    BJO GRANDE
    Eu SouL Eu MC Gatto * Ninja

    ResponderExcluir
  5. Eu acho difícil Obama interferir no Legislativo, se ele eh do Executivo, mas não sei como acontece por lá.. E lembrem-se sempre!!!Ele não é o Mandela..rsrs

    ResponderExcluir
  6. 5 star generals giving killin orders military assassins blow your head quarters

    ResponderExcluir
  7. generais 5 estrelas dao ordens de morte, assassinos militares esplodem seu quartel general

    ResponderExcluir
  8. fudeu negão tomou de assalto...trocamos de motorista agora posso sentar na janela tranquilão que iremos para o caminho certo!

    ResponderExcluir
  9. Vomitei-Passei muito mal
    Usei quase tudo,quase tudo que eu tinha
    Quando vi você,gostosinha e tal
    Sorrindo pra mim,me deu aquela euphoria
    Vendo duas cheguei então,
    Com um papo bem furado parecia Ave-Maria.
    Fica comigo,pega na minha,
    Naquele momento era tudo o que eu queria.

    Toma trouxa,beijo a força,mão na coxa
    Eu não sei(Refrão 2x)

    Eu não sabia o que ela queria,
    Se era ficar comigo ou aquilo que eu tinha!
    Fissurinha!!Tá na minha!!
    Jogo o resto na mão dela e falei espera aqui,
    Passa o tempo cadê a mina?
    Fica esperto dou um bico lá no bote da esquina,
    Ninguém viu,ela sumiu,até ho0je sou esperto,
    Com essa tal de fissurinha!!!

    Refrão(2x)

    Pau no cú(2x)
    Se liga nessa parte errada da vida
    A mina é uma piranha,ou eu sou um suicida?
    Se liga nessa vida errada meu chapa,
    Tudo isso leva aquilo e aquilo não leva a nada!

    -Refrão-(2x)

    By: MarlowBroW

    ResponderExcluir
  10. bem, parto do pressuposto que toda unanimidade é burra. se ele vai acertar mais que errar, só o tempo. de qualquer forma, muitos dos que o aplaudem se sentirão traídos. o fato de ser negro, tanto faz; mas que é pegável, ah, isso é!

    ResponderExcluir
  11. Torço pra que ele faça um ótimo governo.
    Eu acredito na utopia de que o nosso mundo se torne um mundo sem fronteiras.
    Negros, brancos, amarelos, verdes, vermelhos, azuis... espero que um dia as pessoas enxerguem que o bem ao próximo retorna!!!

    Raul

    ResponderExcluir
  12. Quem é essa?
    http://www.fotolog.com/sopa_dv/62317338

    ResponderExcluir
  13. hey, fresh blog check out mine as well> Dem YoungEntertainment> http://blackspacemilan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE:
    FAVELA MUSIC


    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir